SUTURA ENDOSCÓPICA PARA REVISÃO APÓS CIRURGIAS BARIÁTRICAS

O sistema de sutura endoscópica – OVERSTITCH© pode ser usado para revisar ou ajustar (corrigir) cirurgias bariátricas realizadas, atuando como tratamento no reganho de peso.

Pode-se reduzir novamente a câmara gástrica e a anastomose gastro-jejunal quando essa existir, como nos casos de Bypass Gástrico.

É indicada nos casos de reganho de peso ou perda insuficiente de peso após 18 meses da cirurgia inicial.

Revisão de Gastrectomia Vertical (Sleeve):

É possível reduzir novamente o volume gástrico em casos de alargamento ou dilatação do mesmo. Importante salientar que nem sempre a nova restrição trazida pela sutura gástrica é suficiente para a nova perda de peso se os hábitos alimentares não forem modificados e melhorados.

Revisão de Bypass Gástrico:

Em pacientes que fizeram o Bypass Gástrico, como cirurgia primária, pode-se reduzir ainda mais o reservatório gástrico anteriormente diminuído e ajustar (diminuir) a anastomose gastro-jejunal (saída entre o estômago e o intestino delgado). Por isso, uma adequado estudo endoscópico e de imagens é necessário para verificar a possibilidade de realização da revisão por sutura endoscópica.

ALARGAMENTO DA ANASTOMOSE APÓS BYPASS GÁSTRICO – SUTURA ENDOSCÓPICA OVERSTITCH©

O reganho de peso após cirurgias bariátricas podem ocorrer em cerca de 15% dos paciente. No caso do Bypass Gástrico, isso pode ocorrer devido ao aumento do diâmetro da anastomose cirúrgica sem alargamento do estômago reduzido. O Plasma de Argônio pode ser usado com opção nestes casos, porém é necessário a continuidade das sessões e revisões quando necessário.
A Sutura Gástrica Endoscópica pode ser utilizada para o ajuste isolado da anastomose. Tende a manter uma restrição mais durável, permitindo uma nova chance de perda de peso. Vale destacar que é fundamental a adesão ao tratamento e retorno ao seguimento com a equipe multidisciplinar.

>> ASSISTA AO VÍDEO SOBRE REVISÃO ENDOSCÓPICA