Estas técnicas que serão descritas abaixo, são pouca utilizadas hoje em dia devido seus resultados não serem tão bons quanto o bypass gástrico e o sleeve. Em casos selecionados poderão ser usadas.
Banda Gástrica Ajustável
O que é a Bandagem Gástrica Ajustável
É a colocação de uma prótese de silicone em forma de banda em volta da parte de cima do estômago, criando um estreitamento e, consequentemente, um reservatório de cerca de 30ml.
Para quem é indicada a Banda Gástrica Ajustável
É uma técnica cada vez menos utilizada devido aos resultados insatisfatórios. Portanto, não é recomenda fazê-la de rotina.
Vantagens da Banda Gástrica Ajustável
Diminui a ingestão de alimento pelo paciente;
A absorção dos nutrientes não é alterada;
A banda pode ser ajustada para aumentar ou reduzir a quantidade de alimentos consumidos pelo paciente através do reservatório (portal) da banda localizado embaixo da pele.
Desvantagens da Banda Gástrica Ajustável
Entrada (migração) para dentro do estômago;
Vazamento e infecção do portal;
Pode não oferecer sensação de saciedade suficiente e o paciente não perder muito peso;
Dilatação do reservatório gástrico;
Refluxo para o esôfago;
Falha na perda de peso em pacientes comedores
de doces e alimentos hipercalóricos.
Figura: Banda gástrica ajustável
Duodenal Switch
O que é o Duodenal Switch
É uma cirurgia mista com predominância disabsortiva (técnica que permite ao paciente comer, mas atrapalha a absorção dos nutrientes, promovendo o emagrecimento), que consiste na diminuição do tamanho do estômago – restringindo assim a ingestão dos alimentos – e num desvio intestinal. Durante o procedimento duodenal switch, o estômago é seccionado (cortado) em forma de tubo longo, preservando o piloro (uma musculatura em forma de anel), que é a sua saída natural e a primeira porção do duodeno (intestino).
Nessa região, é realizada a comunicação (sutura) com as porções inferiores do intestino delgado (2 metros e meio do seu final) formando o canal alimentar. A grande parte do intestino delgado forma a alça biliopancreática que não passa o alimento, mas sim o suco biliar e pancreático. A junção do canal alimentar com o biliopancreático forma o canal comum (de 75cm a 100cm) onde o alimento é absorvido.
Para quem é indicado o Duodenal Switch
Nesse tipo de cirurgia predomina o componente disabsortivo, sendo indicada para IMC elevado (>50) ou comedores de volume.
Vantagens do Duodenal Switch:
Maior perda de peso e resultado mais duradouro do que os procedimentos restritivos e mistos com predominância restritiva;
Maior resolução das doenças associadas à obesidade;
Em comparação com outras técnicas, o paciente consegue comer mais devido ao maior tamanho do estômago operado.
Desvantagens do Duodenal Switch:
Possibilidade de diarreia e gazes mal cheirosos
Necessidade de maior reposição vitamínica
Risco de perda de peso excessiva
Figura: Duodenal Switch
Operação de Scopinaro – Derivação Biliopancreática
O que é a Operação de Scopinaro
Assim como o Duodenal Switch, a Operação de Scopinaro é uma cirurgia mista. Durante o procedimento, cerca de ¾ do estômago é retirado, restringindo assim a ingestão dos alimentos e a redução da acidez. O intestino delgado é seccionado (cortado) e sua porção distal anastomosada (ligada) ao novo estômago, formando o canal alimentar. O intestino delgado proximal (alça biliopancreática) é suturado a cerca de 50cm do final do canal alimentar para formar o canal comum onde o alimento entra em contato com os sucos biliar e pancreático para ocorrer a absorção. A disabsorção é predominante e a vesícula biliar deve ser retirada pela alta incidência de cálculos.
Para quem é indicada a Operação de Scopinaro
O procedimento é indicada para IMC elevado. Atualmente, no entanto, é pouco realizado, sendo substituído pelo Duodenal Switch.
Vantagens da Operação de Scopinaro
Maior perda de peso e resultado mais duradouro que os procedimentos restritivos e mistos com predominância restritiva;
Maior resolução das doenças associadas à obesidade;
O paciente consegue comer mais devido ao maior tamanho do estômago operado, em comparação com as outras técnicas.
Desvantagens da Operaçao de Scopinaro:
Possibilidade de diarréia e gazes mal cheirosos
Necessidade de maior reposição vitamínica
Risco de perda de peso excessiva
Figura: Cirurgia de Scopinaro