Para se fazer uma cirurgia revisional o paciente deve inicialmente ser liberado pela nutricionista e psicóloga. Ë muito importante que o paciente entenda que a reoperação é mais complexa que a primeira cirurgia e provavelmente a ultima chance do paciente.

A maioria das cirurgias revisionais são devido a recidiva da obesidade.

Baseado na técnica que foi feita na primeira cirurgia existem as opções de cirurgias revisionais.

  1. PÓS- SLEEVE

Nos pacientes que foram submetidos a sleeve (gastrectomia vertical) e voltaram a ganhar peso existem 02 opções. Uma boa alternativa é transformar o sleeve em bypass gástrico. Deve-se preferir esta opção sempre nos pacientes com refluxo após o sleeve. Nos pacientes que durante o estudo anatômico do estômago mostrarem um estômago muito dilatado pode-se optar por refazer o o sleeve (RESLEEVE).

  1. PÓS- BYPASS GÁSTRICO

Após a realização do bypass gástrico existem menos alternativas. Baseado no estudo anatômico antes da cirurgia e no achado operatório pode-se diminuir o tamanho do estômago novamente (RESHAPE), aumentar o tamanho do desvio intestinal (SCOPINARIZAÇÃO) ou em casos de alteração anatômica importante como na fístula gastro-gástrica, simplesmente corrigir esta alteração.

RESHAPE, diminuição do tamanho do estômago
RESHAPE (diminuição do tamanho do estômago)